02 janeiro, 2006

Navegar é Preciso



Fernando Pessoa


"Navegadores antigos
tinham uma frase gloriosa:
Navegar é preciso; viver não é preciso

Quero para mim o espírito desta frase,
transformada a forma
para a casar como eu sou;

Viver não é necessário;
o que é necessário é criar;
Não conto gozar a minha vida;
nem

em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha
de ser o meu corpo e
a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la
de toda a humanidade;
ainda que para isso
tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência
anímica do meu sangue
o propósito impessoal
de engrandecer a pátria
e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim
tomou o misticismo da nossa Raça.
---

Nota:
Navigare necesse; vivere non est necesse
latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC.,
dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam
viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu

2 comentários:

Verdadeira disse...

Putz Matias! Eu e Aaron estavamos nos descabelando atras de vc, inclusive virou ateh dialogo no orkut: "Onde será q o Matias anda??" Puxa vida, eu jah tinha ateh desistido... Se tu der uma olhada nos teus posts anteriores, tem varios coments meus perguntando onde vc se meteu!!!
Vc desaparece!!

Bjão e saudades...

PS.: Naum vou ler o teu post agora pq estou brava com vc... Mais tarde eu leio....

Verdadeira disse...

Agora q estou mais calma, posso comentar a respeito do teu post: MARAVILHOSO!!!! rs...

BJÃO NO CORAÇÃO